quarta-feira, 9 de março de 2011

iga e koga

As antigas regiões de Iga e Koga são consideradas os locais de nascimento do ninjutsu, a arte marcial praticada pelos ninja. Os ninja foram os espiões do Japão Feudal. Estes obtinham informações sobre os inimigos e conduziam vários outros atos de espionagem.
Para entendermos os motivos que levaram ao nascimento do ninjutsu nestas duas regiões e também para localizá-las nos mapas atuais, faz-se necessário estudarmos um pouco a geografia do Japão, bem como a história da formação de suas regiões, províncias e prefeituras.
O Japão é um país insular do Extremo Oriente, formado por um arquipélago, situando-se ao largo da costa leste da Ásia. Sua área territorial é de 377.815 km², sendo 70% da superfície do país constituída de montanhas inabitáveis. Compreende as quatro grandes ilhas de Honshu, Shikoku, Kyushku e Hokkaido, além de mais de três mil ilhas menores nas adjacências, localizadas entre o Mar de Okhotsk ao norte, o Oceano Pacífico ao oeste e ao sul e o Mar da China Oriental e o Mar do Japão ao oeste. Através do Mar do Japão e do Mar de Okhotsk, contata com a Rússia, o Estreito da Coréia, a sudoeste, fornece ligação à Coréia do Sul, e na extremidade sul das ilhas Ryukyu (Okinawa) aproxima-se de Taiwan.
Hoje o país está subdividido em 47 províncias (chamadas de to, do, fu e ken, daí o nome genérico japonês todofuken). Originalmente estas províncias foram estabelecidas tanto como unidades administrativas quanto regiões geográficas. Contudo, após o Período Muromachi (1338-1573), a função de unidade administrativa foi gradualmente sendo suplantada pelos domínios dos sengoku daymio (senhores feudais). Sob as regras de Toyotomi Hideyoshi (1582-1598), as províncias como unidades administrativas foram totalmente substituídas pelos sengoku (feudos), permanecendo somente como unidades geográficas.
No Período Edo (1603-1868), os sengoku passaram a ser conhecidos como han. Durante a restauração Meiji (1868-1912), o han foi legitimizado como unidade administrativa, mas rapidamente substituído pelo fu (prefeituras urbanas) e ken (prefeituras rurais). As províncias, como parte de um sistema de endereço não tinham sido estabelecidas até o momento, mas apenas previstas, passando a existirem somente após 1871. Nesta época foram criadas 68 províncias, não incluindo as de Hokaido e Ryukyu (Okinawa). Entretanto as fronteiras entre as várias prefeituras eram confusas e muito complicadas, além de não se igualarem aos limites das províncias. Para corrigir os problemas gerados, as províncias foram sendo gradualmente unificadas até se reduzirem a 37, em 1881. Posteriormente algumas destas foram novamente divididas e, adicionando Hokkaido e Okinawa, atingiu-se o total atual de 47 províncias.
___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________
Localizadas ao lado da montanha de Suzuka, no centro da região de kinki, atual Kansai, que era o centro político do Japão antigo, e a posterirori próxima a Nagoya, onde todos os nobres da unificação japonesa nasceram, Iga e Koga eram os locais ideais para recrutar espiões. Além do mais, era uma área inóspitas e montanhosa, quase inacessível devido as péssimas condições das estradas, o que favorecia o anonimato tanto dos agentes quanto de seus contratantes.
Estas antigas regiões eram muito próximas fisicamente, culturalmente e politicamente, tanto que no Período Antigo (250-710) faziam parte de uma mesma região. Todas as divisões políticas das antigas regiões haviam sido determinadas, pela corte de Yamato, ao longo de linhas arbitrárias, levando em consideração as características e os costumes locais. Sob as novas linhas desenhadas, Iga deu forma a uma província e koga ficou com uma parte pequena ao norte, antigamente província Omi de Iga.
Hoje no Japão existem duas cidades com o nome de koga. Uma localizada próxima a Tókio, na ilha de Honshu, mais precisamente na província de Ibaraki. Outra localizada na província de Fukuoka , ao norte da ilha de Kyushu. A primeira foi fundada em agosto de 1950 e a segunda em outubro de 1997.
A koga do ninjutsu, que deu origem ao Koga Ryu, não era uma cidade e sim uma região e localizava-se ao norte de Iga, na antiga província de Omi, que atualmente pertence à província de Shiga e que faz parte da região de Kinki (Kansai), na ilha de Honshu.
Iga (localizada a 50 km a sudeste de Kyoto) também foi uma antiga província do Japão, na área que é hoje o oeste da província de Mie. Essa província fazia fronteira com as de Ise, Omi, Yamato e Yamashiro. Já a atual província de Mie era formada por três outras províncias - Ise, Shima, Iga - e parte da provincial de Kii, que foram unidas durante a reforma administrativa do Governo Meiji em 1872.
Atualemte existe uma nova cidade chamada de "Cidade de Iga", mas esta só foi criada em 2004 a partir da união das cidades de Ueno (normalmente referida com Iga Ueno, para evitar confusões com um distrito de mesmo nome localizado em Tókio) e cinco outras vilas e cidades circunvizinhas, todas localizadas na antiga província de Iga.
__________________________________________________________________________

Foto aérea das províncias de Mie e Shiga, atual localização das antigas regiões de Iga e Koga

Nenhum comentário:

Postar um comentário